A 16ª edição da tradicional Festa do Aipim reuniu mais de 30 mil pessoas em Tinguá entre a última sexta-feira (11) e domingo (13). Durante os três dias de evento, moradores da região e turistas de várias partes do estado aproveitaram o melhor da gastronomia, cultura, arte e artesanato local. Comidas típicas como aipim frito com carne de sol, bolos, doces e caldos fizeram sucesso entre o público, embalado por muita música e animação. Diante do êxito do evento, a Prefeitura de Nova Iguaçu, responsável pela organização, já estuda a ampliação da festa para o próximo ano, com a inclusão de um dia extra, além de um concurso culinário e ações de capacitação para profissionais da gastronomia local.
“A festa foi um sucesso. Moradores de Nova Iguaçu e de muita gente de fora veio prestigiar a comunidade e os talentos culinários de Tinguá. Para o próximo ano, queremos ampliar o cardápio com novos pratos salgados e doces à base de aipim, valorizando ainda mais os comerciantes da região. Os comerciantes venderam toda a comida que produziram”, comemorou Mario Lopes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Criada em 2003, a Festa do Aipim foi reconhecida, em abril deste ano, como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A edição de 2025 foi organizada pelas secretarias municipais de Governo, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, além da participação das secretarias de Ordem Pública, Serviços Delegados e Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.