Comercial
InícioÚltimasPrefeitura de Nova Iguaçu distribui uma tonelada de pescado para instituições socioassistenciais

Prefeitura de Nova Iguaçu distribui uma tonelada de pescado para instituições socioassistenciais

Publicado em

Prefeitura de Nova Iguaçu distribui uma tonelada de pescado para instituições socioassistenciais




A Prefeitura de Nova Iguaçu entregou, nesta semana, uma tonelada de pescado para 22 instituições socioassistenciais, reforçando a alimentação de quem mais precisa. A distribuição ocorreu no Banco de Alimentos Laranjais, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Espécies como a tainha e a corvina. Ricos em proteínas, vitaminas e ômegas essenciais, o peixe é um alimento fundamental para uma alimentação equilibrada e para a promoção da saúde.

Além de peixes, o Banco de Alimentos distribui regularmente ovos, verduras e legumes por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública de segurança alimentar e nutricional do Governo Federal que promove o acesso regular à alimentação adequada e incentiva a agricultura familiar, fortalecendo a produção local e o abastecimento das 50 instituições socioassistenciais cadastradas.

“Nova Iguaçu é um município de grande extensão territorial e com quase um milhão de habitantes. Essas instituições são cruciais neste trabalho, pois auxiliam o poder público na tarefa de levar alimentos de qualidade à população que mais sofre com a insegurança alimentar”, revela Marcos Paulo Pereira da Silva, gestor do Banco de Alimentos.

Uma das instituições cadastradas é a Associação Despertar, que presta assistência a cerca de 60 famílias no bairro Jardim Pitoresco. O diretor da associação, Cosme Gomes de Farias também ressalta a importância da parceria entre o Banco de Alimentos e as instituições.

“Nós, que estamos dentro dos bairros, funcionamos com um braço do poder público, alcançando um número ainda maior de pessoas que necessitam desta rede de apoio. A união de esforços é fundamental para saciar a fome”, afirma Cosme, que sugere uma receita aos beneficiários. “Esta corvina recheada com farofa e assada no forno fica uma delícia”.

Banco de Alimentos Laranjais

Os Bancos de Alimentos são iniciativas de abastecimento e segurança alimentar e nutricional que visam combater a fome e a insegurança alimentar por meio da arrecadação de doações de gêneros alimentícios. Em Nova Iguaçu, o Banco de Alimentos, implementado em 2011 e fechado em 2015, foi reativado em 2018 e passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, sendo o primeiro equipamento do Estado do Rio de Janeiro a fazer a adesão.

Em dezembro de 2022, Nova Iguaçu aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa de segurança alimentar e nutricional que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar.

Notícias mais recentes

MAIS NOTÍCIAS