Prefeitura de Nova Iguaçu reúne 1.600 professores em Encontro Literário durante Semana Pedagógica 2026
Enquanto os estudantes se preparam para a volta às aulas, 1.600 professores da rede municipal de Nova Iguaçu participaram, na manhã desta quarta-feira (11), do Encontro Literário e Pedagógico. Realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Praça de Alimentação do Shopping Nova Iguaçu, a atividade integrou a Semana Pedagógica 2026 e foi conduzida pelo jornalista e escritor André Curvello, com foco na relação entre educação, arte e imaginação cultural.
“A rede municipal somos todos nós: os servidores que atuam diretamente com os alunos. Essa Semana Pedagógica foi pensada estrategicamente para tornar o processo educacional cada vez mais efetivo. Hoje vivemos a arte, a leitura e a cultura de forma prática e prazerosa, como acontece na sala de aula”, destacou a secretária municipal de Educação, Virgínia Rocha.

Durante a formação, André Curvello apresentou a literatura como expressão de afeto, por meio de propostas simples e acessíveis, baseadas no uso da música, da poesia, da contação de histórias e da criação artística como ferramentas pedagógicas de aplicação direta em sala de aula.
“Pode até soar clichê, mas estar neste início de ano letivo, ao lado dos professores, é mais do que especial, pois conheço a realidade e os desafios diários de quem está em sala de aula. O que trazemos aqui é uma fagulha, algo simples, mas com efeito imediato na prática pedagógica. Acredito na educação com afeto, porque transforma e torna o ensino mais efetivo”, afirmou o escritor.
Ele também refletiu sobre a experiência de falar para uma rede que atende 67 mil alunos. “Novo Iguaçu é gigante. Dá um frio na barriga estar aqui, mas é um compromisso que exige muita responsabilidade. Espero que este seja o primeiro de muitos encontros e que possamos crescer juntos, ano a ano, dia a dia”, disse Curvello.
A formação foi marcada pela participação ativa dos professores, com momentos de musicalização, palmas, estalos de dedos, jogos cantados e dinâmicas corporais, utilizando instrumentos confeccionados a partir de materiais reaproveitados. As atividades estimularam coordenação motora, leitura de símbolos, organização, disciplina e alfabetização, mostrando como a energia e a agitação podem ser caminhos para o aprendizado.
A professora Fernanda Leite, do 4º ano da E.M. Edivaldo Barros de Oliveira, que já acompanhava o trabalho de André Curvello, avaliou o encontro de forma positiva. Segundo ela, a Semana Pedagógica tem sido leve, com foco em planejamento e reflexão, e o evento representou um encerramento à altura da programação.
“Sair do ambiente escolar e olhar a literatura por outro viés foi muito importante. O André tem uma forma sensível de contar histórias, que toca as crianças, e muitas das práticas apresentadas dialogam com o nosso dia a dia. Foi encantador”, comentou.
Semana Pedagógica 2026
A Semana Pedagógica 2026 da rede municipal de Nova Iguaçu acontece de forma descentralizada, com atividades na Casa do Professor, nas unidades escolares e em encontros coletivos. A programação antecede o início do ano letivo e tem como foco o planejamento, a formação continuada e o fortalecimento das práticas pedagógicas.
Amanhã (12), serão realizadas as reuniões com os responsáveis nas unidades escolares. Já o retorno às aulas para os estudantes acontecerá no dia 23 de fevereiro.